Sobre o Blog do Conselho de Delegados

Paz e bem!

1 Introdução

1.1 Quando sugeri que o Conselho de Delegados da ASSUFRGS tivesse um blog foi para que esta instância de nosso sindicato tivesse à disposição um instrumento que propicie uma otimização das discussões sobre temas referentes à ASSUFRGS, nossa vida como funcionários públicos federais e servidores da UFRGS e UFCSPA.

1.2 Lamentavelmente até o momento por diversos motivos isto não ocorreu, seja porque pouquíssimos conselheiros se cadastraram (atualmente só 8 pessoas estão habilitadas a postarem), seja porque como temos muitos afazeres acabamos por deixar de lado este meio ou por outros motivos.

1.3 O uso do blog que se desenvolveu foi como de “diário oficial” do Conselho de Delegados – publicando listas de presenças(1) e atas. Este é um uso válido, mas acho que é muitíssimo limitado, especialmente se consideramos que há uma grande defazagem de tempo entre a realização da reunião e a aprovação da ata (ainda não apreciamos a ata da última reunião de 2008).

2 Tentativa (tímida) de otimizar o blog

2.1 Confesso que eu mesmo não sou de ficar botando por escrito muitas de minhas opiniões – não por acaso que meu blog Trabalho na UFRGS tem poucas postagens e os outros blogs que mantenho no Blogspot são mais uma seleção de artigos que encontro na Internet do que postagens originais minhas.

2.2 Em janeiro para tentar fazer com que este blog passasse a tem um ritmo melhor fiz duas postagens (que também repliquei no Trabalho na UFRGS:

2.3 Dias depois no meu trabalho recebo um telefonema do Coordenador da ASSUFRGS, Silvio Corrêa, questinando de uma maneira geral minhas postagens(2), respondi que o blog fora criado para que os conselheiros expressassem suas opiniões e que não alteraria nenhuma de minhas postagens, mas me comprometi em não fazer novas postagens até a próxima reunião do Conselho de Delegados.

2.4 Qual não foi minha surpresa que mais laguns dias e minhas postagens foram apagadas. Contatei com a Michele Monguilhott, coordenadora do Conselho de Delegados, que é quem poderia ter apagado as postagens e questionei-a sobre isto, ficou claro que havia uma divergência de interpretação sobre o blog e que na primeira reunião do Conselho de Delegados isto seria discutido.

3 No Conselho de Delegados, 25 de março

Ontem finalmente ocorreu a primeira reunião do Conselho de Delegados em 2009 e este ponto foi discutido dentro do ponto Assuntos Gerais, vou apresentar minha síntese do resultado (que pode não ser a oficial):

3.1 O blog não é apenas “diário oficial”: Os conelheiros podem e devem escrever artigos para o blog.

3.2 Os aritgos devem ser pertinentes: Os conselheiros podem livremente opinar sobre temas tratados nas reuniões do Conselho, ou seja não posso publicar aqui minhas poesias.

3.3 A Coordenação do Conselho é responsável pelos aspectos editoriais do blog: Se um artigo for questionado sobre sua pertinência os  Coordenadores do Conselho de Delegados devem ser consultados e um coordenador não deve tomar sozinho a decisão de retirar um artigo.

4 Conclusão

4.1 Ainda estamos procurando entender qual o papel que o blog deve ter, neste sentido a deletagem de minhas postagens e a discussão de ontem foram positiavas, pois se não temos ainda bem claro este tema avançamos bastante.

4.2 Pelo definido ontem das duas postagens apagadas uma deveria ter continuado e a outra por tratar de tema ainda não debatido no conselho foi considerada como correta sua exclusão (se debatermos isto no futuro poderá voltar ou uma postagem similar).

4.3 Espero que com esta minha postagem e os comentários que fizerem possamos clarear melhor o entendimento sobre o papel do blog do Conselho de Delegados.

4.4 Tomara que mais conselheiros se habilitem a postarem e mesmo que esporádicamente postem aqui.

Observações:

1 Ainda não entendi o porquê de terem criado uma página só para listas de presenças – suponho que tinham um objetivo (fazer uma postagem) e por engano acabaram criando a página.

2 Apesar de não terem me dito claramente qual das minhas postagens estava provocando problemas, ontem na reunião percebi que o lobby em favor do governo assassino de Israel atuou e conseguiu uma pequena vitória aqui na ASSUFRGS.

Deixe um comentário